top of page
Centro Interpretativo
 

No lugar da atual aldeia de Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, os Romanos fundaram uma cidade – a “splendidissima civitas”, a esplêndida cidade, como alguém a apelidou há quase 2.000 anos.

Não sabemos ao certo o seu nome. Mas sabemos que terá sido fundada ao tempo de Augusto, o primeiro imperador de Roma.

Aqui se construíram vários edifícios característicos de uma cidade romana: entre eles o fórum, o principal espaço público, onde os deuses e os homens se cruzavam no governo da cidade e do seu território; e o anfiteatro, lugar de espetáculos e divertimento das gentes de então, palco das afamadas lutas entre gladiadores.

Espaços públicos monumentalizados, reveladores da importância da cidade, capital de um distrito administrativo, capital de um vasto território no norte da província romana da Lusitânia, onde se representava o poder de Roma, do maior Império do Mundo Antigo.

O Centro Interpretativo de Bobadela Romana revela-nos a História dessa antiga cidade, através de um discurso expositivo, dirigido a todos os públicos, que articula textos, fotografias e ilustrações, com equipamentos multimédia interativos e um filme documental, expondo-se ainda algumas peças arqueológicas recolhidas nas escavações de Bobadela. 

O Centro Interpretativo de Bobadela Romana reúne e sintetiza o que há de mais relevante na memória de um Povo: a sua História.

Pedro C. Carvalho

Professor da Faculdade de Letras. Universidade de Coimbra

O Centro de Interpretação está devidamente adaptado para receber visitantes com mobilidade condicionada, dispondo de elevador de acesso ao piso superior.

• Não é permitida a entrada de animais, à exceção de cães-guia e de assistência.
• Menores de 16 anos de idade devem estar sempre acompanhados por adultos.
• É permitido fotografar e filmar durante toda a visita.
bottom of page