top of page
HPIM0441
Museu_01
DSCN8481
DSCN8496
DSCN8483
DSCN8495
DSCN8535
DSCN8519
DSCN8474
DSCN8526
DSCN8501
DSCN8482
DSCN8484
DSCN8584
DSCN8499_edited
DSCN8489
DSCN8501
DSCN8500
Rés-do-Chão
1º Andar
Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva
 

Na Casa dos Godinhos, que foi propriedade da família Freire de Andrade e na qual viveu o General Gomes Freire de Andrade no princípio do século XIX, está hoje sedeado o Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva.
Fruto de um trabalho árduo e meticuloso levado a cabo pelo Dr. António Simões Saraiva que reorganizou os espaços, restaurou as peças e as distribuiu pelas salas e expositores, o Museu foi inaugurado no dia 16 de Abril de 2005, depois de 11 anos em que permaneceu encerrado.
Guarda interessantes obras de pintura e escultura, oleografias, gravuras e significativos apontamentos etnográficos com peças doadas por particulares da Bobadela e de outras localidades do Concelho.
Assinale-se uma sala dedicada ao jovem e exímio escultor de Meruge, Zeferino Monteiro, na qual também se encontram peças de Ema Brandão e a Sala da notável figura da literatura do século XVII e autor do poema épico Viriato Trágico, Brás Garcia de Mascarenhas,  que pretende retratar o que seria o seu gabinete de trabalho.
No seu conjunto, as diversas salas do Museu têm a intenção de reconstituir épocas passadas que muito nos dizem e tocam, porque evocam personalidades, profissões e espaços desaparecidos, entre outras preciosidades.

Recepção/Escadarias - Destaque para um conjunto de pedras tumulares de cabeceira com cruz visigótica e para o busto do General Gomes Freire de Andrade.

Sala Zeferino Monteiro - Baixos relevos e esculturas em madeira.

Sala Macau - Ilustra a presença dos Portugueses no Oriente.

Sala Brás Garcia de Mascarenhas - Reconstitui o que seria o seu gabinete de trabalho no século XVII. Destaque para uma N.ª Sr.ª do século XVI.


Casa da Tecedeira - Destacam-se as diferentes divisões de uma casa de finais do século XIX e início do século XX.

Sala das Práticas Agrícolas e das Medidas - Realce para um conjunto de 7 medidas, outrora existentes nas Câmaras Municipais para aferir instrumentos de medição, particularmente nas feiras.

Sala das Oficinas - Nesta sala para além dos utensílios inerentes às profissões de Sapateiro e Marceneiro podem também observar-se alguns objectos, que pela sua raridade merecem atenção.

Sala de Arte Sacra - Mostra de diversos elementos alusivos à prática religiosa e arte litúrgica. Destaque para um Santo Medieval, do século XIV, em pedra de Ançã e para uma réplica do Cavaleiro de Oliveira do Hospital.

Sala do Tribunal - Pequena reconstituição do antigo Tribunal de Oliveira do Hospital.

Sala das Embarcações - Destaque para um conjunto de miniaturas de embarcações de várias épocas incluindo do período dos Descobrimentos.

Sala do Traje - Apresenta um conjunto de vestidos de senhora de início do século XX.

Sala Romântica ou de Visitas - Reconstituição de uma sala onde se destaca sobre o piano um exemplar encadernado de uma valsa dedicada à princesa D. Amélia, futura Rainha D. Amélia de Orleans.

Sala de Jantar - Mostra de uma sala de jantar do século XIX. Destaque para um quadro do Mestre Domingos de Rebelo e um móvel que pertenceu à Fragata D. Fernando.

Sala das Estátuas - As estátuas representam estudos para posterior execução em bronze de vários autores.

Sala do Sacrário - Destaque para um Sacrário do século XVII e para um S. Roque, em pedra, do século XVI.

bottom of page